Escolher bons produtos para cabelos crespos é fundamental para mantê-los saudáveis e bonitos, mas você sabe identificar cabelos crespos?
Sim, existem, na verdade, 9 diferentes tipos de cabelos crespos. E para cuidar bem deles, é essencial que você saiba identificar o cabelo crespo conforme seu tipo.
Em geral, os cabelos crespos até possuem uma certa semelhança quanto à estrutura dos fios, ainda assim nem todos os cabelos crespos são iguais.
Existem algumas características que diferenciam os cabelos crespos, bem como as necessidades de cuidados que eles requerem.
Em síntese, conhecer as diferenças dos cabelos crespos pode ajudar você a identificar o seu tipo de fio, contribuindo por consequência, na escolha dos produtos para cabelos crespos certos e mais adequados à sua necessidade.
Conhecendo os diferentes tipos de cabelo crespo
Como mencionado, podemos dizer que há 9 diferentes tipos de cabelos crespos. São eles:
- 2A, caracterizado por fios levemente ondulados,
- Bem como, 2B, caracterizado por cachos em formato de ‘S’,
- Assim como, 2C, caracterizado por ser cheios e ondulados,
- Ainda assim, 3A, caracterizado por cachos grandes,
- Ainda mais, 3B, caracterizado por formato espiral, começando da raiz,
- Além disso, 3C, caracterizado por cachos pequenos e grande volume,
- 4A, caracterizado por super cacheados, com cachos minúsculos,
- 4B, caracterizado por crespos, com cachinhos bem pequenos, e
- Por fim, 4C, o famoso Black Power, com fios em formato de zig-zag da raiz às pontas.
É essencial saber o seu tipo de cacho, pois isso vai ajudar na escolha dos melhores acessórios, produtos e procedimentos para o seu cabelo.
-
Conhecendo os diferentes tipos de cabelo crespo
Caracterizando os cabelos crespos para melhor identificá-los
Veja abaixo as principais características e como identificar os cabelos crespos:
-
Caracterizando os cabelos crespos para melhor identificá-los
Cabelo crespo tipo 2A
São os cabelos de ondas leves. Bem como, eles são fáceis de serem alisados, porém pedem muita atenção quanto a oleosidade junto à raiz e a possibilidade de ressecamento.
-
Cabelo crespo tipo 2A
Cabelo crespo tipo 2B
Assim como, são aqueles que apresentam as ondinhas em formato de ‘S’. Assim, eles apresentam uma raiz um pouco mais lisa e possuem maior tendência para apresentarem o efeito frizz.
-
Cabelo crespo tipo 2B
Cabelo crespo tipo 2C
Ainda assim, são cabelos que se parecem com os cacheados por serem bem cheios e ondulados. Portanto, o maior desafio deste tipo de crespo é administrar o caimento do cabelo em razão do grande volume.
-
Cabelo crespo tipo 2C
Cabelo crespo tipo 3A
Ainda mais, se caracterizam por apresentar cachos grandes e abertos em formato espiral. Decerto, este tipo de crespo não pede cuidado especial além dos tratamentos recomendados para todos os tipos de cabelos crespos.
-
Cabelo crespo tipo 3A
Cabelo crespo tipo 3B
Além disso, são caracterizados por conta dos fios que começam a se enrolar próximo da raiz, criando cachos pequenos e definidos. Entretanto, eles pedem cuidados com frizz e frequente trabalho de hidratação e nutrição.
-
Cabelo crespo tipo 3B
Cabelo crespo tipo 3C
Ao passo que são volumosos e de cachos pequenos, que necessitam de boas hidratações para fortalecer os fios e melhorar a oleosidade.
-
Cabelo crespo tipo 3C
Cabelo crespo tipo 4A
Nesse sentido, apresentam cachos bem pequenos que facilmente se entrelaçam. Posto que, a fragilidade deste tipo de cabelo crespo e sua pouca oleosidade pedem produtos que ofereçam nutrição e hidratação.
-
Cabelo crespo tipo 4A
Cabelo crespo tipo 4B
Se caracteriza pelo seu formato em ‘Z’, sendo definido pela angulação dos fios. Outras características são o encolhimento quando estão secos e a facilidade de se entrelaçarem. Para combater a fragilidade deste tipo de crespo você deve investir em produtos específicos que promovam uma boa nutrição.
-
Cabelo crespo tipo 4B
Cabelo crespo tipo 4C
Os chamados ‘black power’, são fios que possuem cutículas bem finas e seu formato assemelha-se ao movimento de zig-zag. O uso de produtos com silicone e máscaras hidratantes ajudará a cuidar da estrutura dos fios deste tipo de crespo.
-
Cabelo crespo tipo 4C
Produtos para cabelos crespos
Por serem mais frágeis, os cabelos crespos requerem cuidados constantes e adequados para manterem a beleza e as características do cabelo.
Além de aprender a diferenciar os diferentes tipos de cabelos crespos, saber escolher os produtos certos é essencial para os cuidados adequados das suas madeixas.
-
Produtos para cabelos crespos
Shampoos para cabelos crespos
Nesse sentido, os shampoos devem ser desenvolvidos com uma formulação mais suave do que os shampoos comuns, isto evita que os fios ressequem e hidratam profundamente os cabelos.
Sobretudo, os fios crespos já possuem pouca oleosidade por natureza, isto favorece o ressecamento e a desidratação, logo, evite fórmulas que visam combater a oleosidade dos cabelos.
Então, além da limpeza profunda, os shampoos específicos para cabelos crespos oferecem maciez, brilho e um bom caimento aos fios, inclusive renovando os aspectos positivos do cabelo e fortalecendo os fios.
-
Shampoos para cabelos crespos
Máscara de hidratação para cabelos crespos
De fato, cuidar adequadamente dos cabelos crespos passa por você adotar um cronograma capilar que conduzirá a sequência de tratamentos necessários para a saúde dos fios. E nesse quesito, a máscara de hidratação é um dos produtos para cabelos crespos que constará neste procedimento.
Igualmente, a utilização da máscara além de hidratar os fios, auxiliará na nutrição e reconstrução da estrutura capilar. O resultado será cabelos macios, fortes, com menos frizz e mais bonitos.
-
Máscara de hidratação para cabelos crespos
Óleo umectante para cabelos crespos
Em suma, entre os produtos para cabelos crespos, o óleo umectante talvez seja o menos conhecido e pouco utilizado. Ademais, os diversos tipos de óleo para umectação dos cabelos ajudam a potencializar os efeitos das máscaras de nutrição, fazendo com que os resultados sejam melhores e mais duradouros.
Sobretudo, ao aplicar o óleo umectante por toda extensão dos fios você estará combatendo o ressecamento, melhorando o caimento e proporcionando mais brilho aos cabelos.
Vale frisar que o uso do óleo umectante não é diário, mas muito benéfico para os cabelos crespos.
-
Óleo umectante para cabelos crespos
Condicionador para cabelos crespos
A saber, essencial e que não pode faltar na sua relação de produtos para cabelos crespos é o condicionador, que deve ser específico para este tipo de fio.
O condicionador tem a função de manter por mais tempo os efeitos conquistados com a limpeza e a hidratação, e isso acontece porque o condicionador consegue fechar as cutículas dos fios causando o efeito de selagem.
Opte por condicionadores que ofereçam, além de hidratação, nutrientes e óleos que auxiliam nos cuidados com seus fios evitando frizz e o ressecamento.
-
Condicionador para cabelos crespos
Creme de pentear para tratar e identificar cabelos crespos
Ainda mais, o creme de pentear tem como principal função modelar e dar o caimento desejado aos cabelos. Aliás, outra função importante é a de manter o cabelo hidratado por um período mais longo.
Existem cremes diferentes para cada tipo de cabelo crespo, conforme identificação de cabelo crespo que falamos mais acima.
Para quem prefere diminuir o volume dos cabelos uma boa indicação é optar pelos relaxantes e o gel de redução. Por fim, eles ajudam a definir os cachos sem tirar o aspecto natural do visual.
-
Creme de pentear para cabelos crespos