A busca por vitaminas para o cabelo tem se tornado cada vez mais incessante, isso porque nunca foi tão importante cuidar das madeixas.
Na verdade, o cabelo sempre foi um dos principais pontos do visual da mulher, mas nem sempre era dado o devido valor. De uns anos pra cá, a busca pelo cabelo mais saudável e mais bonito tem consumido a mulherada, e não é pra menos, pois é um fator que as abrilhantam ainda mais.
Ademais, existem vários ativos que são benéficos para o seu cabelo, e eles fazem parte de vários produtos que deveriam estar no seu box ou na sua penteadeira.
Outrossim, esses produtos são verdadeiras vitaminas para o cabelo, que trazem benefícios para todos os tipos de fios e que deveriam fazer parte da sua prateleira de cosméticos em casa.
Falamos vitaminas porque alguns ativos que compõem algumas fórmulas de produtos para cabelo realmente funcionam como fortificantes.
- 

Vitaminas  
Essas vitaminas para cabelo possuem propriedades que podem trazer o mais variado tipo de benefício, entre eles
- Bem como, uma maior hidratação;
 - Assim como, cabelos muitos mais fortes;
 - Ainda assim, cabelos com mais brilho;
 - Além disso, uma limpeza mais profunda nos fios;
 - Por fim, dentre outros.
 
Igualmente, acontece que essas vitaminas para cabelo, que na realidade são produtos simples, muitas vezes são confundidas como puro efeito de marketing ou propaganda, o que é um erro.
Porquanto, esses componentes que vamos citar abaixo são considerados verdadeiras vitaminas para o cabelo, que podem trazer inúmeros benefícios para o seu cabelo, deixando-os mais bonitos, e principalmente, mais saudáveis.
- 

Essas vitaminas para cabelo possuem propriedades que podem trazer o mais variado tipo de benefício, entre eles  
Portanto, confira abaixo alguns dos ativos benéficos para o cabelo, e onde podem ser encontrados:
Queratina
Bem como, a queratina é produzida pelo próprio organismo e é considerada uma vitamina para o cabelo. Além, do cabelo, você pode encontrar essa proteína em outras partes do corpo, como por exemplo, a pele e as unhas.
Todavia, a queratina é a responsável pela força dos fios, que pode ficar comprometida depois de muitos processos químicos, como por exemplo: alisamentos e colorações.
Sobretudo, quando devolvida ao cabelo, geralmente por meio de aplicação de produtos que contenham a queratina em sua formulação, ela é capaz de reconstruir as áreas danificadas, de reduzir o frizz, além de hidratar e selar as cutículas, que são a parte externa do fio.
A saber, você pode encontrar pela queratina como ativo em vários produtos, tais como:
- Shampoos,
 - Bem como, condicionadores,
 - Assim como, leave-ins,
 - Cremes de tratamento,
 - Cremes de pentear,
 - Ampolas,
 - Entre outros.
 
Todavia, alguns produtos ainda contêm exclusiva tecnologia capaz de continuar agindo no cabelo mesmo depois de seco, e ainda ajudam a reduzir a formação das famosas e temíveis pontas duplas. Verifique as embalagens.
- 

Queratina  
Vitaminas de Argila
A argila é outro produto que pode ser considerado um ativo benéfico para o cabelo, aliás, uma excelente vitamina para o seu cabelo.
Assim como, segundo alguns profissionais, a argila é capaz de absorver a oleosidade excessiva do couro cabeludo, equilibrando seu pH.
Porquanto, os produtos que têm a argila em sua composição ajudam a limpar os fios sem agredi-los, proporcionando aquele resultado que as mulheres adoram: fios soltinhos e uma sensação refrescante na raiz.
Inegavelmente, neste caso, é importante ressaltar que é necessário um controle ‘um pouco mais rigoroso’ da oleosidade do couro cabeludo e não uma extinção completa.
O óleo, por exemplo, ajuda a proteger o cabelo contra as agressões externas, e deve ser usado com muito carinho.
A princípio, você pode encontrar a argila como ativo em vários produtos, tais como:
- Shampoos,
 - Condicionadores,
 - Leave-ins,
 - Máscara de tratamento,
 - Entre outros.
 
- 

Vitaminas de Argila  
Vitaminas Óleos Vegetais
O uso de óleos também pode ser extremamente benéfico para os cabelos, por isso são considerados como uma excelente vitamina para o cabelo. E podemos dizer isso de óleos de vários produtos, como por exemplo:
Ainda assim, a grande questão é que os óleos vegetais contribuem, em muito, para cabelos mais saudáveis e bonitos. Entretanto, e, com a tecnologia cosmética em constante desenvolvimento, a lista de óleos vegetais benéficos para os cabelos aumenta a cada dia.
Contudo, a maioria dos óleos vegetais tem o poder de penetrar na fibra capilar e nutrir de forma intensa os fios. Outrossim, e como consequência, o seu cabelo ganha também mais definição e mais brilho.
Sobretudo, você pode encontrar os óleos vegetais como ativo em vários produtos, tais como:
- Óleos de tratamento,
 - Leave-ins,
 - Máscara de hidratação,
 - Shampoos,
 - Condicionadores,
 - Entre outros.
 
- 

Vitaminas Óleos Vegetais  
Aloe Vera
Nesse sentido, tida como uma figurinha carimbada no ramo de cosméticos, em especial o capilar, a aloe vera é uma das vitaminas para cabelo mais populares do mundo por causa de suas propriedades medicinais milenares.
Embora muita gente não encontre a indicação da aloe vera nos produtos, pode ter certeza que ela está presente, pois aqui no país, a aloe vera também é popularmente chamada de babosa.
A aloe vera ou a babosa, como preferirem, pode ser encontrada, por exemplo, em shampoos anticaspa.
Ainda mais, uma propriedade que chama bastante a atenção da aloe vera / babosa, é que ela é ótima para hidratar o cabelo.
Além disso, esse ingrediente também auxilia no tratamento do couro cabeludo, atuando fortemente no combate à queda de cabelo e no crescimento de novos fios, que nascem mais fortes e saudáveis.
Sobretudo, você pode encontrar pela aloe vera/babosa como ativo em vários produtos, tais como:
- Shampoos,
 - Condicionadores,
 - Máscaras de tratamento,
 - Entre outros.
 
- 

Aloe Vera  
Mel
Além disso, também considerada uma vitamina para o cabelo, o mel é um ativo hidratante leve, perfeito para cabelos muito finos ou ralos.
Em síntese, ele consegue hidratar os fios sem deixá-los muito pesados, além de possuir propriedades antibacterianas e antioxidantes, que ajudam no tratamento de problemas no couro cabeludo, como por exemplo, a caspa.
O mel, quando associado à camomila, outro ativo bastante comum, principalmente em produtos para cabelos loiros, também tem o poder de clarear os fios naturalmente.
Portanto, você pode encontrar pelo mel como ativo em vários produtos, tais como:
- Shampoos,
 - Condicionadores,
 - Leave-ins,
 - Entre outros.
 
- 

Mel  
Manteiga de Karité
Assim como a aloe vera, a manteiga de karité é outra figurinha carimbada em vários rótulos de produtos de cabelo.
O principal benefício da manteiga de karité é a hidratação poderosa, pois, já que contém muitos ácidos graxos em sua fórmula, consegue devolver o óleo necessário para os fios ressecados voltarem a ter brilho e maciez.
Em suma, a manteiga de karité também é capaz de formar uma película protetora em volta da fibra capilar, diminuindo a perda de água para o ambiente.
Precipuamente, você pode encontrar pela manteiga de karité como ativo em vários produtos, tais como:
- Shampoos,
 - Condicionadores,
 - Leave-ins,
 - Máscaras de tratamento,
 - Ampolas,
 - Entre outros.
 
Por fim, ainda vale ressaltar que a manteiga de karité é muito usada no tratamento de selagem capilar.
- 

Manteiga de Karité